14/04/15 -
O Algoritmo de busca do Google é o segredo mais bem guardado da Empresa, mas ela pode não ser mais um segredo. Existe uma lei que está em estudo na França, que forçaria a gigante revelar seu algoritmo.
O Financial Times informou que o governo francês está tramitando uma lei no Senado, que poderia forçar o Google a publicar os detalhes do método que usa para classificar sites e os resultados de busca.
Provavelmente a França irá passar esta lei nessa semana e vai dar direitos ao regulador nacional de telecomunicações o direito de "olhar" o algoritmo. Recentemente o Wall Street Journal publicou um relatório, o qual fez acusações sobre a incompetência da FTC ao julgar o Google sobre suas injustiças sobre a busca.
De acordo com um estudo, o Google lida com mais de 90% das pesquisas na Europa, que é maior que sua cota de 68% na América.
"O governo está bem ciente das questões. É uma questão de garantir a equidade. Também muitas empresas vêem os motores de busca como gargalos. A rede está se apertando ao redor do Google ". Catherine Morin-Desailly
Por outro lado a União Européia tem sido mais severo com o Google e vai acusar a gigante de favorecer ilegalmente seus próprios serviços.
Um porta-voz do Google disse:
"Revelando nossos algoritmos - nossa propriedade intelectual - levaria ao jogo dos nossos resultados, o que seria uma má experiência para os usuários."
FT escreve que este movimento deve ser visto como uma parte do crescimento amargo do Vale do Silício na União Europeia. No passado as empresas de tecnologia norte-americanas enfrentaram acusações devido a roubo fiscal, táticas comerciais desleais e muito mais. Um dos casos mais interessantes foi o "direito a ser esquecido" que exigia do Google fornecer uma escolha para os usuários para ser esquecido.
O algoritmo do motor de busca do Google é o coração da Google e que certamente irá encontrar uma maneira de desviar-se desse direito. Este algoritmo é a chave para o seu domínio e poder. Não está claro como o Google irá reagir a este regulamento na França. Como o resort perdido, o Google poderia desistir de seus serviços na França, do mesmo jeito que fez na Espanha no ano passado, com o resultado de algumas regulamentações.
O algoritmo por enquanto não está revelado.
fossbytes.com