Noites mal dormidas, estresse, má alimentação e sedentarismo são as principais causas das olheiras, as desagradáveis manchas escuras ao redor dos olhos. Esse fenômeno pode estar ligado também a fatores hormonais, étnicos e até hereditários.
A falta de sono favorece a produção de um hormônio cortisol, causando inflamação ao redor dos olhos e aumentando a hiperpigmentação suborbital (o verdadeiro nome da olheira). O avanço da idade também facilita o surgimento de olheiras devido à textura da pele que fica ainda mais fina. Nas mulheres é comum elas aparecerem durante o período menstrual, pois o fluxo sanguíneo mais intenso dilata os vasos.
Da mesma maneira que as olheiras aparecem facilmente, as formas de tratamento e prevenção também são bem simples. Elas podem ser tratadas compressas de chá de camomila gelado, rodelas de pepino ou com cosméticos específicos para clarear o redor dos olhos.
Quando as olheiras são permanentes, o indicado é recorrer a processos mais complexos, como o tratamento a laser, que atua no sistema vascular e na pigmentação da pele. Há também o peeling com ácidos, uma suave esfoliação da região e clareia as manchas. Outra técnica que proporciona bons resultados no tratamento das olheiras é a carboxiterapia. Ela consiste na aplicação de dióxido de carbono (CO2), que intensifica as trocas de oxigênio e melhora a irrigação e a nutrição celular na região dos olhos. Esses procedimentos devem sempre ser indicados e acompanhados por um médico.
Para prevenir as olheiras, a dica mais simples, além de ter boas noites de sono, é manter a região dos olhos sempre bem hidratada e por vezes massageá-la levemente para estimular a circulação sanguínea. Investir na prática de atividade física para aliviar o estresse e ser adepto de uma alimentação saudável também são boas medidas. E, além de prevenir olheiras, trazem diversos outros benefícios para o corpo.
Visitas: 1570550
Usuários Online: 1