Emprego?
Contas?
Família?
Casamento?
Filhos?
Governo?
Injustiça?
Relacionamentos?
O que me causa mal não é o que me fazem ou o que me acontece,
mas a minha própria reação ao que me fazem ou ao que me acontece.
Vários fatores interferem na maneira como eu reajo aos acontecimentos: meu temperamento, meu caráter, meu estado emocional e físico.
Sendo assim, quanto mais eu conhecer a mim mesmo, mais fácil será identificar as áreas que me são mais frágeis e que consequentemente preciso investir para fortalecê-las, me tornando senhor das minhas emoções e não escravo delas. João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Vamos pensar a respeito:
1) Meu temperamento: Recebi através do meu DNA, vindo dos pais e avós.
2) Meu caráter: Esse é formado dos 0 aos 7 anos, com o resultado da minha gestação, educação e meio em que vivi.
3) Meu estado emocional: resultado das perdas, dores, agressões, magoas, rejeições e traumas sofridos.
4) Meu estado físico: alimentação, exercício físico e descanso tornam o meu corpo saudável ou não.
Claro que dentro de cada um desses fatores, existem informações extensas e inúmeras para se levar em conta, porém esse artigo é compacto e direto, chamando a atenção para aquilo que devemos conhecer em primeiro lugar.
Temos a tendência de achar que é difícil demais mudar, que não vamos conseguir sair da nossa zona de conforto, que nascemos assim, e que iremos morrer assim. Porém isso não é verdade.
Pode ser difícil, mas não é impossível. Eu escolho se quero ter uma vida melhor ou se quero continuar sofrendo.
Nossas atitudes, mesmo envolvendo nosso temperamento, nosso caráter, nosso estado emocional, nosso estado físico, tudo isso pertence à nós e somente nós podemos decidir se queremos mudar ou não.
Além disso, temos um Deus que prometeu que nos ajudaria. Ele trabalha em parceria conosco.
MEU TEMPERAMENTO: Thiago 1: 5 e 6 - Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá livremente de boa vontade, e lhe será concedida.
MEU CARATER: II Coríntios 5:17 - Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram, eis que surgiram coisas novas.
MEU ESTADO EMOCIONAL: Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espirito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
MEU ESTADO FISICO: II Timóteo 1:7 - Pois Deus não nos deu espirito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação
Filipenses 3:13 e 14 - Irmãos, não penso que eu já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Hoje não estamos perfeitos, estamos em fase de aperfeiçoamento.
Como as misericórdias do Senhor se renovam todos os dias, meu aprendizado e meu modo de caminhar também podem ser reiniciados todos os dias.
Só preciso de atitude: Oração e Ação.
Livros sugeridos:
Transformando Lágrimas em Vinho - Pastor Silmar Coelho
Vitória no Deserto - John Bevere
Texto de Rosangela Oliveira
Reflexão:
Quantos tem perdido a motivação na hora da adversidade..., a cada dia temos visto jovens e até crianças, já cansadas e estressadas necessitando de ajuda profissional.
Precisamos aprender a lutar da forma correta, só uma luta com as armas certas pode nos conceder a vitória. A Palavra nos ensina que "as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas." 2 Co. 10.4, precisamos descobrir essas armas e aprender a utilizá-las a nosso favor.
A pressão para sermos perfeitos e aceitos no mundo em que vivemos gera estresse e tem levados muitos a buscar algo fora de sua realidade, e quando não alcançamos o alvo desejado, nos sentimos inúteis e frustrados, e essa é a hora em que o adversário aproveita para soprar em nossos ouvidos palavras de derrotas que causam enfermidades, são as chamadas doenças psicossomáticas, pois vem normalmente de um espírito angustiado. LIBERTE-SE!
Livre-se deste fardo colocando sua fé em Jesus, esqueça os alvos deste mundo, afinal cada um tem sua própria história, seu próprio dom, mas a nossa força vem de Deus. O maior prêmio é Ele quem nos dá.
Não permita que uma derrote te tire do campo de batalha, renove suas forças em Deus e creia que Ele pode te levantar. Creia que as derrotas sofridas podem se tornar experiências valiosas para uma vida de vitória.
O coração alegre é como o bom remédio, mas o
espírito abatido seca até os ossos.
Provérbios 17:22
Pastora Maria Quitéria Magalhães
Visitas: 1570550
Usuários Online: 1