04/05/15 -
Você pode achar que é a menopausa chegando ou apenas o cansaço da semana agitada, mas algumas sensações comuns podem ser sintomas de uma doença do fígado chamada
Cirrose Biliar Primária (CBP).
Fígado doente: sintomas da Cirrose Biliar PrimáriaCoceira, sensação de fadiga e mal estar são característicos desse tipo autoimune de cirrose que costuma atingir mulheres após os 45 anos. A faixa etária e os sintomas fazem com que ela seja comumente confundida com a proximidade da menopausa e, em consequência, o diagnóstico seja adiado.
A doença do fígado causa acúmulo de colesterol na pele e, consequentemente, coceira.
Sem dar a devida atenção a estes sintomas, podem aparecer sintomas mais graves, como a deficiência de vitaminas, colesterol alto e amarelamento da pele. "
Quando estes sintomas aparecem, a doença já está muito avançada", explica o hepatologista Raymundo Paraná, da Universidade Federal da Bahia.
O que é a Cirrose Biliar Primária?A CBP é uma doença que afeta os ductos biliares, responsáveis por levar a bile do fígado ao intestino. A função da bile é digerir gorduras, evitar a decomposição de alguns alimentos e absorver substâncias nutritivas. "
Quando os ductos biliares são agredidos, a bile formada no fígado tem dificuldade de passar e se acumula lá mesmo, agredindo o órgão", explica o hepatologista. "
A pouca presença desse fluido no intestino dificulta a absorção das vitaminas A, D, E e K". Exames de sangue de rotina alterados podem indicar a presença da doença.
Fonte Bolsa de Mulher, texto com adaptações