Aleluia ou Aleluias?
Muitos cristãos, durante o culto ou reunião de adoração a Deus, pronunciam a expressão "Aleluia", porém, outros dizem "Aleluias", porque ouviram e aprenderam que isso seria uma forma de reverenciar a Deus.
"Aleluia" é uma expressão que vem da língua hebraica e que, na maioria das vezes, usamos sem saber muito bem o que significa. Praticamente em todo culto se ouve a menção dessa palavra.
Mas, de fato, o que significa a palavra "Aleluia"? E qual a forma correta de se pronunciar: "Aleluia" ou "Aleluias"?
O termo é formado por duas palavras hebraicas que, fundidas, significam algo como "Louvai ao SENHOR". A primeira palavra é hallel, que significa "louvor". A segunda é Yah, uma forma contraída do nome próprio de Deus no Antigo Testamento (YHVH), e que significa SENHOR. Juntas, formam a palavra "Halleluyah". A forma latina de se escrever é "Aleluia" (no singular).
Encontramos essa palavra 24 vezes na Bíblia Hebraica, e quatro vezes na transliteração grega (?????????) do Apocalipse (Ap 19.1,3,4 e 6).
Um exemplo de versículo em que ela aparece: "Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!" Salmo 106.48
Importante saber que, independentemente da forma de escrever, seja "Halleluyah", "?????????" ou "Aleluia", a pronúncia é a mesma em todos os idiomas.
Muitos, talvez por desconhecimento da origem da palavra e de seu significado, acabam pronunciando erroneamente "Aleluias". Se "Aleluia" é "Louvai a Deus", "Aleluias" seria "Louvai a deuses"? O plural da palavra não tem sentido devido à origem dela. Além disso, na Bíblia, em nenhum momento há o uso dessa expressão no plural.
Devemos procurar, em tudo, usar a nossa fé com inteligência, e não estar preso a religiosidades. Sempre que ouvir algo novo na igreja ou tiver dúvida em relação a como proceder, a melhor forma de saber como agir é consultar a fonte de toda a sabedoria e inspiração: A Bíblia Sagrada, A Palavra de Deus.
Portanto, "Aleluia" ao Único Deus, que é digno de ser louvado e adorado.