Hoje é comemorado o "Domingo de ramos", o dia em que celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém como registrado em todos os quatro Evangelhos sinóticos. Você já se perguntou sobre o significado do porque das pessoas acenarem com ramos de árvores e clamarem, "Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!"?
Primeiramente devemos entender o que significa HOSANA:
"Hosana" é a junção de três palavras em aramaico, que significa "Salva-nos já", "Salva-nos Senhor, agora".
Esta aclamação "Hosana nas alturas!" é uma oração a Deus. Significa: "Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas"
De acordo com os evangelhos, Jesus chegou montado em um jumento. O
simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que
este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de
guerra. Segundo esta tradição, um rei quando chegava montado num cavalo
queria a guerra, e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a
entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "Príncipe
da paz" e não um rei guerreiro.
Mas Jesus foi uma grande decepção para o povo de Israel, um dia louvaram e depois de alguns dias gritaram: "Crucifica-o!".
A nação de Israel, como um todo, rejeitou seu Messias porque Ele não se encaixava em suas expectativas pré concebidas. Eles esperavam por um libertador político, um homem de guerra e conquista. Procuraram um rei que iria derrubar o governo opressor romano e resgataria a nação para sua glória. Ao invés disso encontraram em Jesus um homem de paz, manso, sábio, humilde, montando em um burro, ao invés de estar em um cavalo de guerra. Até hoje os judeus ao redor do mundo estão esperando pela chegada do Messias, mas Ele veio há dois mil anos atrás, e muitos não reconhecem porque Ele não é o esperado.
Algumas pessoas adoram e
amam a Deus quando Ele satisfaz nossas necessidades e expectativas, mas
quando nos decepcionamos de alguma forma, nos tornamos rebeldes e
zangados. Esta á a indicação que sua adoração é falsa - que é apenas
para suprir nossos interesses - uma adoração com interesses próprios
baseada no que Deus faz por nós.
A verdadeira adoração não é baseada no que esperamos;
O apóstolo Paulo descreve perfeitamente a verdadeira adoração em Romanos 12: 1-2: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Essa passagem contém todos os elementos da verdadeira adoração. Primeiro, há a motivação para adoração: "as misericórdias de Deus." As misericórdias de Deus são tudo o que Ele tem nos dado que nós não merecemos: o amor eterno, a graça eterna, o Espírito Santo, a paz eterna, a alegria eterna, a fé salvadora, conforto, força, sabedoria, esperança, paciência, bondade, honra, glória, justiça, segurança, vida eterna, perdão, reconciliação, justificação, santificação, liberdade, intercessão e muito mais. O conhecimento e a compreensão desses presentes incríveis nos motivam a demonstrar louvor e ação de graças - em outras palavras, adoração!
Aproveite o dia de hoje, se há algum pecado que te separa da verdadeira adoração. Eleve os seus olhos para Deus e peça perdão e misericórdia.
Clique aqui para acessar o Blogger
Visitas: 1570550
Usuários Online: 1