05/08/15 -
O celibato é um dos maiores tabus que a Igreja Católica enfrenta. Muitos religiosos abandonam a batina quando se apaixonam e resolvem assumir uma família. Essa foi a
decisão do padre Helmut Guggemos, que celebrava missas em Weissenberg, na Alemanha. O religioso ministrava o sermão de domingo na Igreja de São Marcos quando anunciou aos fiéis que estaria deixando seu trabalho de padre para se casar.
Os fiéis aplaudiram a notícia e se emocionaram com a história de Guggemos que se apaixonou por uma mulher e resolveu se casar para construir uma família. A saída do padre já era conhecida, mas a igreja justificava a troca de liderança dizendo que ele teria motivos de saúde para se ausentar dos trabalhos.
Mas Guggemos, de 45 anos, resolveu contar a verdade aos membros da igreja fazendo com que sua história ganhasse as manchetes da imprensa local e mundial.
O ex padre disse ao jornal Schwäbische: "
Agora, estou feliz e aliviado de poder reconhecer de maneira aberta e honesta o meu sentimento pela pessoa que amo. Se pudesse continuar sendo padre com mulher e filhos, certamente teria ficado".
Em menos de um ano esta é a segunda vez que um padre da região alemã que faz fronteira com a Áustria e a Suíça abandona o cargo para viver um amor. Em outubro do ano passado foi o padre Martin Steiner, de Wasserburg, que resolveu se casar e largar a batina.
Mas ao contrário de Guggemos, ele não fez um aviso e por isso os fiéis lamentaram sua saída.
Fonte Jornal Schwäbische